Para que serve uma assessoria de imprensa?
Qual é a finalidade de uma assessoria de imprensa? Por que preciso ter uma? Essas perguntas devem estar diariamente na mente de executivos que têm um negócio e já avaliaram a necessidade de contratar os serviços de uma empresa de comunicação.
Muita gente, até hoje, não entende como funciona a relação entre uma empresa e a imprensa e acha que contratar uma assessoria de imprensa é a chance de vender seu produto, negócio ou serviço através da grande mídia sem pagar nada por isso. Se você pensava (ou pensa) dessa forma, é melhor rever seus conceitos.
Sim, a assessoria de imprensa ajuda a potencializar a exposição de marca do seu negócio, dando mais visibilidade a produtos e serviços de seus assessorados, mas seguindo os padrões jornalísticos, que são basicamente:
- Imparcialidade;
- Interesse público (e não corporativo);
- Liberdade Intelectual de Produção.
Para ser mais claro: se você quer falar expor somente seu produto para que um público potencial veja, é melhor comprar um espaço de publicitdade no jornal, site, TV ou rádio. Mas se você está disposto a construir um relacionamento de confiança com o veículo de imprensa, se tornando referência em seu segmento e especialista dentro de determinado assunto, busque uma assessoria de comunicação para te ajudar nisso.
Quais os ganhos de ter uma Assessoria de Imprensa para o meu negócio?
A gente costuma dizer que os ganhos de se ter uma assessoria de imprensa não são tão mensuráveis quanto o de um anúncio pago em alguma plataforma virtual. Por outro lado, associar sua marca à uma matéria positiva em um veículo de credibilidade pode posicionar seu negócio em outro patamar.
Antes de vender, vender e vender, é preciso pensar na reputação, no relacionamento e na credibilidade, e todos esses elementos estão presentes na relação empresa e imprensa. E aqui nem precisamos lembrar que, se você conquista reputação no segmento, você terá sempre um mercado consumidor.
Dito isso, agora sim nós podemos resumir a utilidade da assessoria de imprensa. Além, claro, de profissionalizar um serviço frágil ou inexistente em diversas empresas, umaa assessoria é capaz de enxergar oportunidades de comunicação na grande mídia, oferecendo aos veículos sugestões de entrevista dos seus assessorados. É também a agência ou o profissional de comunicação que mantém um amplo contato com jornalistas de todos os veículos de comunicação em seus mais diversos canais (jornal, TV, sites, rádios) e assuntos (meio ambiente, culinária, moda, beleza, turismo).
Outro ponto interessante de destacar é o conhecimento que um profissional da área tem sobre como abordar um veículo ou jornalista para oferecer algum assunto para reportagens. Afinal, para quem não sabe, um jornalista de redação, como chamamos, chega a receber 500 e-mails por dia com diferentes sugestões de pauta. Saber quando, como e porquê oferecer determinado assunto para aquele jornalista e veículo é algo que demanda tempo, experiência e profissionalismo.
Mas como esse texto já ultrapassou o limite de caracteres, volto numa próxima publicação para explorar ainda mais as serventias de uma assessoria de imprensa para seus assessorados. Até lá.