Branding, o que é?
Conjunto de estratégias que tem por objetivo criar uma identidade de uma marca. No sentindo literal, a definição de branding é esta. Mas, na prática, o que significa o branding? Qual a importância dessa estratégia na formação e valoração de uma empresa?
Saindo da teoria e indo para a prática, vamos separar o branding em dois papeis fundamentais. O primeiro consiste em identificar a empresa, criar um manual de marca que contemple a logo, formas de uso, cores predominantes. Além desta etapa, tem ainda a definição de tom de voz e de posicionamento da marca no mercado em que ela está inserida.
No entanto, o branding vai muito além disso.
Ele é sobre sensações, percepção, opinião pública. É a preocupação com a imagem da empresa, que fala mais do que apenas sobre a criação do logotipo, dos slogans e de campanhas de vendas de produtos.
Branding x Marketing
Enquanto o objetivo principal do marketing consiste em promover produtos e serviços visando o lucro, o branding cria valor e gera credibilidade à marca. Um branding bem constituído ajuda a vender mais.
Você acha que a Apple é uma fabricante de computadores e celulares? Steve Jobs não gostaria nem um pouco dessa definição. Desde os primeiros comerciais da empresa, o marketing deixou claro: a Apple quer desafiar o status quo, muito mais que vender produtos. A criatividade, a inovação e o design são os pilares da empresa numa postura que desafiou o mercado.
No caso da Apple, a marca passou a ter propósito e personalidade, gerando uma legião de fãs que se identificaram com esses valores muito antes de olhar para o preço.
E qual empresário não quer construir uma marca tão valiosa assim?
O segredo está em construir experiências em torno da sua marca! A conexão emocional é tão poderosa que ultrapassa as relações comerciais. Por isso, branding, marketing, comunicação e a área de experiência do cliente dentro de uma empresa andam tão juntos. E já que estamos falando da importância da experiência, corre lá para ler três dicas essenciais de experiência do cliente.
Um branding bem construído ajuda não apenas a fixar a lembrança na mente do consumidor para ser escolhida no momento da compra, como também ajuda a conquistar o coração das pessoas!