Como diminuir o turnover na minha empresa?
Se tem uma dor de cabeça que a maioria das empresas não consegue se livrar é do turnover. A rotatividade de funcionários pode ser interessante em diversas situações, só não quando a situação sai de controle e a empresa mergulha em prejuízos ao não consegui reter seus talentos. Você conhece os prós e contras desse fluxo? Sabe, então, como diminuir o turnover na sua empresa? Leia este conteúdo até o final e siga as dicas de nossa agência para melhorar os índices internos no seu negócio.
Primeiramente, vamos à definição de turnover. Esse termo está relacionado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários de uma empresa dentro de um determinado período de tempo. Portanto, quanto maior o turnover, maior está sendo o fluxo de mudança de pessoal dentro do quadro de funcionários. E a pergunta que fazemos é: ter um turnover alto é algo positivo?
A resposta é que, na maioria dos casos, não. Entretanto, se por algum motivo, você estiver buscando uma renovação quase que completa dos seus colaboradores, aí sim o turn over pode ser bacana. No geral, ter um alto índice de mudança de pessoal pode significar:
- Dificuldades para se criar uma cultura organizacional;
- Comprometimento dos processos internos, uma vez que os funcionários podem não repassar todas as informações aos novos entrantes;
- Retardo do entrosamento entre membros da equipe, ocasionando uma ausência de pertencimento àquele grupo e àquela empresa;
- Falta de capacidade para reter talentos;
- Aumento de custos com processos seletivos;
Como podemos ver, a alta rotatividade de profissionais numa corporação provoca obstáculos que impactam a cultura, a equipe, os processos e até o desempenho financeiro!
Turnover ideal
Especialistas de gestão de recursos humanos avaliam que o turnover ideal dentro de uma instituição deve estar abaixo dos 10%. Uma das fórmulas de cálculo é o seguinte:
Turnover geral = ([contratações no mês + rescisões no mês] / 2) / total de funcionários x 100
Considerando uma empresa de 40 funcionários com 6 admissões e 4 rescisões mensais, temos:
[6+4] / 2 = 5;
5 / 40 = 0,125
0,125 x 100 = 12,5
Isso indica uma taxa de turnover geral de 12,5%, ou seja, um pouco acima da média aceitável.
Dicas para melhorar os índices internos
Para melhorar o índice de turnover, as empresas podem adotar uma série de medidas que deem mais satisfação ao quadro de funcionários. O endomarketing, ou marketing interno, é uma dessas possibilidades. E nós já falamos sobre este assunto aqui no blog.
Mais do que promoções e aspectos financeiros, o colaborador espera encontrar um ambiente agradável e seguro sem que isso represente uma rotina altamente estafante.
As empresas podem, por exemplo:
- Melhorar os benefícios
- Ajustar o processo seletivo para contratar bons profissionais para vagas corretas e com escopos de trabalho bem definidos e alinhados
- Flexibilidade – adote medidas que deem flexibilidade ao colaborador sem que isso signifique perda de eficiência.
- Reconhcer talentos e desenvolver um plano de carreira