Dicas de post para minha rede social profissional
Todo mundo quer vender o seu peixe na rede social e transformar o seu perfil pessoal em profissional, não é mesmo? Cada vez mais a gente vê profissionais de diversas áreas tentando investir em conteúdo que converta potenciais clientes para o seu negócio. Mas, tem muita coisa que precisa ser dita sobre isso e escrevemos este artigo para dar um direcionamento com dicas de post e de planejamento para a sua rede social profissional.
Vamos lá?
A primeira dica é arrumar a casa. Quando novas visitas aparecem na sua residência, você procura manter os ambientes com boa aparência para não gerar uma má impressão, certo? O mesmo deve ser feito com o seu perfil. Remova publicações e comentários desnecessários. Adapte sua bio. Crie novos destaques. Se preciso for, altere o user – ou o @ – da sua página. Tudo isso vai te ajudar a causar uma impressão melhor a novos visitantes que entrem no seu perfil depois de um trabalho de conteúdo direcionado.
O segundo ponto que você precisa ter em mente é que não se faz uma mudança brusca no seu perfil do dia pra noite. Não seja igual àqueles motoristas imprudentes que gostam de dar um “cavalo de pau” no meio da pista. Portanto, vá variando o conteúdo e enriquecendo a sua produção diária de modo a mesclar aspectos de sua rotina com os da profissão.
Outras dicas de post: planejamento e escuta ativa
Tem gente que acredita que o certo a se fazer é criar um perfil do zero, estabelecendo conteúdos 100% corporativos. Mas isso varia de pessoa pra pessoa, do nicho de atuação e se a empresa É ou não focada na própria pessoa. Num primeiro momento, a tendência que recomendamos é o de se manter o perfil pessoal, eventualmente com alguns ajustes e arquivamento de publicações, e intercalar o conteúdo com informações de sua área.
Um terceiro aspecto muito importante é o planejamento. Há diversos aplicativos e sites gratuitos que podem te ajudar neste sentido. Use e abuse desses sistemas para organizar as ideias, os pilares de conteúdo e as postagens de acordo com dia e horário desejados.
Já a quarta dica pode parecer estranha, mas é super valiosa. Exercite a escuta ativa. Hã? como assim? O que uma escuta ativa tem a ver com dicas de posts para a minha rede social profissional? Acredite, tem muito a ver. Com a escuta ativa, você pode descobrir novas oportunidades de conteúdo, pode desenhar novos assuntos e mesmo dar melhor entendimento a dúvidas das pessoas.
Se as pessoas estão te reportando que não entendem muito bem o seu negócio, é sinal de que você precisa ser mais claro e tratar mais do seu nicho de atuação. Se um cliente comenta alguma dificuldade dele, você pode trazer este assunto para uma discussão ampla em uma post. Caso colegas ressaltam que seria bacana abordar determinada questão, essa pode ser uma dica preciosa de um assunto que vai trazer repercussão para o seu perfil. Portanto, exercite seu ouvido para captar esses momentos e gerar possibilidades a partir deles!
Estratégias Orgânicas x Estratégias Patrocinadas
Tudo o que falamos até aqui tem a ver com estratégias orgânicas de adaptação do seu perfil para uma conta mais profissional. Já anote todas essas dicas e conte conosco para colocá-las em prática no seu negócio. No entanto, há uma outra estratégia que não pode ser desconsiderada, especialmente num primeiro momento em que seu perfil ainda não tenha tanto engajamento e relevância: são os posts patrocinados.
Sim, você vai precisar investir. Investir em alguns conteúdos patrocinados vão te ajudar a profissionalizar seu perfil e a sair do lugar, tendo maior alcance, visibilidade e potencial de conversão. Por isso, as estratégias orgânicas do marketing digital andam de mãos dadas com alguns aportes e incentivos publicitários.
Se engana quem pensa que a estratégia patrocinada exige altos investimentos, muito pelo contrário. Com R$50, você já consegue potencializar uma post em seu perfil em uma semana, por exemplo. Mas não vamos tão afundo nesta questão, já que o tráfego pago será assunto para posts separados.
Por ora, não deixe de pensar nas estratégias orgânicas e impulsionar aquelas publicações mais estratégicas. Combinado?
Até o próximo post!