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Em palestra em Uberlândia, BT reforça endomarketing e experiência do cliente

Entre muitos fatores, o segredo para o sucesso de uma empresa está em humanizar as relações e colocar o cliente e o funcionário no centro do negócio. Essa estratégia, aliada a uma boa administração, foi tema de uma palestra da BT Consultoria para alunos de Administração e Gestão da Informação na última sexta (30), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  

cartaz da palestra mostra foto e mini biografia dos palestrantes

Fundador da BT, Bruno Tortorella, esteve na cidade do Triângulo Mineiro a convite do professor de marketing, Rafael Guerreiro, coordenador do curso na universidade. Para um público de pouco mais de 100 estudantes, Bruno trabalhou o tema da “importância do endomarketing e da experiência do cliente na construção de uma marca valiosa”. O jornalista compartilhou histórias de empresas vencedoras do Great Place to Work.

“O Great Place to Work premia marcas que contam com funcionários engajados, que, em sua maioria, estão felizes no seu trabalho e na empresa em que atuam. O resultado deste ranking é fruto de um trabalho interno que vai muito além dos benefícios empresariais. Os funcionários querem um ambiente saudável, colaborativo e respeitoso”, destacou Bruno. 

Em geral, funcionários satisfeitos representam maior retenção de talentos; fortalecimento da cultura organizacional; menor custos com desligamentos; e melhor desempenho financeiro.

E alcançar essas métricas são alguns dos principais objetivos do endomarketing! 

foto lateral mostrando plateia atenciosa durante a palestra

Muitas pessoas passam 30, 40 anos, esperando o dia em que vão parar de trabalhar. Passam 11 meses esperando férias. Cinco dias esperando o fim de semana. Se a vida toda é assim, tem alguma coisa errada. 

Experiência do cliente 

A segunda parte da conversa com os alunos focou na experiência do cliente. Os estudantes participaram de uma dinâmica de um mau atendimento em restaurante, testando as habilidades dos funcionários em reverter a situação.  

Nesta etapa, Bruno também trouxe exemplos de empresas que vão além e que encatam seus clientes. Serviram de case Azul Linhas Aéreas, Uber e Walt Disney World. O empresário destacou ainda o que uma boa experiência do cliente pode proporcionar a uma marca. Entre os ganhos estão:

  • Fidelização
  • Propaganda orgânica
  • Recomendação
  • Encantamento
  • Brand Lovers

Ao final da palestra, os alunos puderam entender que todos esses elementos ajudam a construir uma reputação de marca e a torná-la cada vez mais sólida.