Ir para o conteúdo

Endomarketing: descubra o que é e como fazer

De poucos anos pra cá, o segmento corporativo tem percebido que não basta só contar com profissionais qualificados capazes de executar tarefas. Criar um ambiente organizacional agradável e prezar pela felicidade do colaborador são pilares cada vez mais presentes em todos os setores da economia. Neste sentido, surge, então, a concepção do Endomarketing, uma espécie de marketing institucional interno com o objetivo de criar ações e estratégias voltadas para o público interno de uma empresa. 

É importante destacar logo de cara que o endomarketing é uma construção a quatro mãos de duas diferentes áreas de uma corporação.

Geralmente, os times de Recursos Humanos (RH) e de Comunicação ficam à frente desta missão, complementando entre si as iniciativas. 

Políticas internas “soltas” acabam não alcançando os objetivos gerais do endomarketing. Por isso, RH e Comunicação precisam trabalhar juntos para criar ações efetivas e regulares que tragam resultados na percepção do funcionário. Entre elas estão:

  • campanhas de satisfação;
  • programas de bem-estar;
  • ações de fortalecimento da cultura da empresa;
  • políticas de benefícios.

Se a gente for analisar detalhadamente, só essas cinco frentes de atuação já dão pano pra manga para um ano recheado de ações de endomarketing!

Endomarketing: um homem de óculos e roupa social sentado e olhando para uma mulher enquanto ela fala.

Como fazer endomarketing?

Antes de responder a essa questão, a primeira coisa que gestores e empresas precisam ter em mente é que o endomarketing precisa ser verdadeiro e genuíno. Nenhuma ação terá efetividade se a empresa não quiser mudar o seu mindset. Nenhuma iniciativa dará frutos se os tomadores de decisão não acreditarem na efetividade do marketing institucional interno. 

O endomarketing pode até insurgir numa empresa pela necessidade de melhora dos indicadores internos de produtividade, porém, se esse objetivo não se tornar uma prática incentivada e alimentada, ela morrerá antes do tempo.

Dito isto, o endomarketing precisa ser implementado em empresas que ainda não contam com essa área bem estruturada. Como comentamos acima, é mais interessante que a missão de desenvolver o marketing interno seja uma união de tarefas entre a Comunicação e o RH. 

E por quê?

Porque a Comunicação Interna não tem a atribuição de gerenciar e criar ferramentas para medir a satisfação do colaborador, assim como o RH não tem a qualidade técnica para definir canais e abordagens de conteúdo junto ao público interno. Atuando em conjunto, essas duas áreas têm muito mais a acrescentar do que se uma ou a outra tomasse à frente desta missão.

 

Cases

A BT Consultoria já criou grandes eventos e estruturas de endomarketing para empresas como a Azul Linhas Aéreas e a Americanas s.a.

Fale com a gente e saiba mais sobre nosso portfólio e atuação, que ajudam seu negócio a deslanchar. Um endomarketing bem elaborado gera funcionários engajados, menor turn over e até melhor desempenho financeiro!

Nossos contatos

Whatsapp: 21 996602669

E-mail: atendimento@consultoriabt.com.br

LinkedIn: Bruno Tortorella