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3 dicas para melhorar a experiência do seu cliente

Tá cheio de gente por aí prometendo aumentos “mágicos” no faturamento da sua empresa, não é?!  Mas, tenha cuidado, porque nem sempre as soluções são tão imediatas e óbvias. Separamos, então, três dicas que vão te ajudar a melhorar a experiência do seu cliente, independentemente do setor em que sua empresa está inserida.

VAMOS LÁ?!

1) Conheça o seu público-alvo

Um dos maiores erros da empresa está na ausência de dados que ajudem a entender quem são os clientes dela. Por isso, é importante ter informações como o gênero, a faixa média de idade, as preferências do cliente por um produto ou serviço e, se possível, até outras informações como e-mail e telefone.  

Mas não basta só ter esses dados. É preciso saber interpretá-los e cruzá-los com o dia a dia do seu negócio para entender como você pode melhorar a experiência do cliente que compra com você. Seja virtual ou presencialmente, antes, durante ou depois da jornada de compra, você pode usar o conhecimento que tens do seu público-alvo para potencializar seus ganhos e fidelizar o cliente;

2) Entenda o comportamento do Cliente

Observe quais são os hábitos do seu cliente. No seu site, em qual página de navegação ele perde mais tempo? O que ele privilegia? Atendimento humanizado, praticidade? Não se importa em pagar um pouco a mais para ter mais conveniência na hora de receber seu produto?  

Na sua loja, qual o cantinho preferido do público? No restaurante, qual o prato predileto, aquele que é o carro-chefe? Quais horários a demanda é maior? Por quê? Você já adaptou o seu espaço físico para atender melhor às necessidades de quem está comprando contigo? 

Experiência do Cliente: mulher sorridente mexe no celular apoiada em um carrinho de compras no supermercado

São muitos questionamentos e a gente sabe que a implementação de melhorias nem sempre é tão ágil. Às vezes falta dinheiro, às vezes os planos estratégicos estão indo em outra direção, mas o mais importante é ter um direcional de possibilidades que ajudem a melhorar a experiência do seu cliente em qualquer ponto de contato entre ele e seu negócio. 

3) Preze pelo encantamento

Oferecer um atendimento diferenciado fideliza o público. Mas atenção para que você ou seus funcionários não sejam chatos ou inconvenientes. O encantamento passa pelo olhar atencioso, pelo sorriso cativante e por um serviço de excelência, que respeite o cliente e perceba o momento certo de atuar. 

Encantar seu público não significa dizer que você precisa ser perfeito em todos os momentos. Porém, mesmo quando há problemas, a forma como você e seus liderados atuam para resolver o problema faz toda a diferença.  

Além disso, o encantamento pode ser atingido por meio de um serviço de excelência, por um gesto inesperado, por uma atitude que agregue valor à jornada do cliente e por tantas outras maneiras.   

Se você quer encantar seu público, pense em algumas estratégias práticas que possam ser aplicadas no dia a dia e treine sua equipe para atuar dentro daquela filosofia. A experiência do cliente é capaz de alavancar os negócios com resultados acima da média. 

Portanto, nós estamos aqui para ajudar você e seu negócio em todas essas dicas de experiência, viu? 

🌟E aí, gostou das dicas? Compartilha com aquele seu amigo que tem um negócio e precisa melhorar a jornada e experiência do seu cliente!