O que é comunicação interna?
Comunicações via aplicativos de mensagens, intranet, mural, artes impressas, vídeos e os famosos e-mails. Esses são alguns dos muitos instrumentos utilizados na comunicação interna de uma empresa.
Mas, o que é exatamente essa forma de se comunicar? Qual seu objetivo e importância? É isso que a gente te esclarece neste post.
A Comunicação Interna é a maneira pela qual uma empresa mantém um diálogo, através de um ou vários canais de comunicação, com os seus funcionários. Se, então, o RH manda um e-mail falando sobre férias, ponto eletrônico, novo administrador do refeitório e outros assuntos, isso se trata de uma comunicação interna. A festinha de Carnaval, Junina e de fim de ano, por exemplo, somam outras ações de comunicação junto aos funcionários. As televisões corporativas, os murais, as comunicações não-faladas e os aplicativos e canais de interação entre os colaboradores também são muito utilizados pelo time de comunicação.
Hoje em dia, a Comunicação interna (CI) é muito mais do que meramente informativa. Ela se tornou uma ESTRATÉGIA DA EMPRESA, se preocupando com o bem-estar do funcionário e entendendo a importância de colocá-lo a par das movimentações da organização.
No entanto, é comum observarmos um mau uso da comunicação em empresas de diferentes segmentos de mercado. Você imagina quais sejam os erros mais comuns?
Falhas na Comunicação Interna
São muitos os executivos que resumem a prática da comunicação corporativa por meio de um simples e-mail ou uma breve reunião. Eles acreditam que conversar com seus colaboradores a cada início de ano é suficiente e não entendem que alguns dos erros da empresa podem estar relacionados à sua má comunicação. Portanto, já aqui temos uma primeira lição: comunicação interna eficiente é aquela em que não haja a palavra hierarquia. Uma boa estratégia de comunicação passa pelo diálogo e pela definição de iniciativas que sejam definidas em coletivo. Você pode criar até mesmo um comitê de comunicação, que reúna o presidente, outros executivos de alto escalão, gestores da área e até mesmo analistas. É importante se criar um grupo heterogêneo.
Um segundo erro muito comum nas empresas é que, em algumas, a comunicação interna apenas existe, e não funciona efetivamente. Tem empresa que acha que enviar e-mail do RH com informações gerais basta. Mas não é bem assim, né?
A ausência ou a má gestão da comunicação interna pode provocar sérios embaraços corporativos. Uma informação mal gerenciada pode:
- causar ruídos;
- gerar conflitos internos;
- determinar falhas em projetos;
- provocar desestímulo dos funcionários;
- e até comprometer a qualidade do atendimento ao cliente.
Ou seja: se comunicar e se comunicar bem com o seu grupo é uma necessidade para qualquer organização!
Então, como atuar com a Comunicação?
Uma boa comunicação organizacional informa, comunica o que está acontecendo. As novidades da empresa, as promoções, as explicações após uma demissão em massa, os novos benefícios para os funcionários e todos os conteúdos que agreguem no dia a dia dos colaboradores.
É a comunicação interna que faz com que as pessoas participem da organização, se sentindo parte da rotina, dos objetivos e do crescimento da empresa.
Uma comunicação interna eficaz contribui para um ambiente profissional agradável, aumenta a produtividade, o engajamento e até mesmo os resultados financeiros de uma organização. Se todos os setores estão alinhados pela comunicação interna, a empresa, com certeza, vai bem.
Depois de chegar até aqui, você já deve estar pensando em criar, aprimorar ou reformular a comunicação interna de sua empresa, não é mesmo?!
Mas, fique tranquilo. Estamos aqui para te ajudar com isso. Não deixe de acompanhar também os próximos posts sobre o assunto, entendendo também como conquistar esse engajamento de funcionários por meio da comunicação.