O que é marketing de influência?
Foi-se o tempo em que a televisão era o único canal de comunicação entre as marcas e seu público. Com a democratização do acesso à internet e a evolução das redes sociais, surgiu um novo fenômeno no mercado: os influenciadores digitais. Por isso, neste texto, vamos entender o que é marketing de influência e como se dá a atuação desses criadores de conteúdo.
Os influenciadores digitais surfaram na onda da consolidação das redes sociais. Pessoas começaram a produzir conteúdo sobre os mais diversos assuntos em redes como o Youtube, Facebook, Instagram e Tik Tok. Moda, beleza, lifestyle, saúde, viagem, turismo foram alguns dos assuntos mais explorados. E não demorou muito para que novos seguidores, interessados nestas temáticas, passassem a acompanhar os perfis criados.
Ao mesmo tempo, as empresas começaram a observar este movimento e a relação entre o criador de conteúdo e a sua audiência. Viram alguns profissionais despontando e “influenciando” o comportamento de consumo do seu público. Quem, por exemplo, nunca ouviu um conhecido falando que confiava mais no influenciador do que em uma propaganda na mídia?
Marketing de influência: conectando empresas e o público
O apelo por conteúdo e o fortalecimento da marca de alguns influenciadores fez o mercado entender que surgia uma nova oportunidade de se comunicar com potenciais clientes. Foi daí que surgiu a expressão marketing de influência tal qual conhecemos hoje. Basicamente, o marketing de influência é o conjunto de iniciativas que envolvem a produção de conteúdo por influenciadores digitais que contam com perfis em redes sociais e têm um determinado alcance. O objetivo principal é fazer com que as empresas se aproximem da audiência do influenciador para vender, se posicionar ou divulgar uma iniciativa do seu negócio.
Nos próximos textos, a gente te explica os benefícios do marketing de influência, como atua um influenciador digital e qual o melhor perfil de criado de conteúdo para o seu negócio. Fique ligado e, enquanto isso, entenda como o trabalho de uma agência de comunicação pode te ajudar em ações de influência!