Volkswagen eterniza último Gol em ação de branding com o Santos
A Volkswagen criou uma ação de branding e marketing pra lá de especial. Suprindo a atual falta de criatividade das grandes marcas, a montadora alemã encontrou um jeito criativo para eternizar o “Gol Last Edition”. O carro, que foi o mais vendido do Brasil, deixou de ser fabricado em 2022 após quatro décadas de seu lançamento. E sabe aonde a última edição do Gol foi parar? Nas traves oficiais da Vila Belmiro, estádio que pertence ao Santos Futebol Clube!
A iniciativa foi criada pela agência de publicidade AlmapBBDDO.
Para a ação, o veículo foi desmontado e algumas de suas peças derretidas em uma caldeira aquecida a 500ºC para produzir o metal usado nas traves oficiais.
Nas redes sociais, a Volkswagen publicou um vídeo institucional com o título “Gol que virou gol”. Com depoimento de jogadores do clube santista, a marca trouxe algumas memórias do carro mais vendido no país por 40 anos e ressaltou que ” o Gol saiu de linha, mas entrou para a história.” Assista ao vídeo aqui.
De acordo com sites especializados, a escolha do Santos se deu por conta do recorde de gols feitos pelo time na história das competições esportivas, sendo mais de mil deles pelo eterno Rei Pelé.
Ação de Marketing da Volkswagen ajuda o branding
Como já comentamos aqui no blog, há uma diferença importante na definição teórica e prática de marketing e branding. Embora sejam frentes de atuação que andam de mãos dadas, elas não significam a mesma coisa. O Marketing tem o objetivo promover produtos e serviços visando o lucro, já o branding pensa em como agregar valor e credibilidade à marca. Na prática, um branding bem constituído ajuda a vender mais. E você pode ler mais sobre isso aqui.
Notem que nesta o objetivo primário não é a venda. Algumas comunicações ressaltam que, com o fim da produção do Gol, a Volks passa a investir no VW Polo Track, no entanto a proposta da ação está em fortalecer a marca e seu produto por meio do branding. A marca pensou em como eternizar um carro que foi campeão de vendas da Volksvagen por mais de 40 anos.
Além disso, a concepção do projeto merece aplausos. A Volkswagen conseguiu associar seu produto e criar um projeto junto a um player de mercado não tão óbvio. E aí está um grande segredo para o sucesso de uma ação de branding!
Quanto mais criativa, disruptiva e original for uma ideia, mais chances de aquela iniciativa superar todas as expectativas da opinião pública. Eternizar um carro que está saindo de linha no estádio de futebol de um dos clubes mais representativos do país é digno de um capítulo na história.
E seu negócio? Dentro da sua realidade, de que maneira você está construindo parcerias que fortaleçam sua empresa e tragam uma exposição orgânica positiva e saudável para a marca? O desafio em criar um projeto de branding está justamente na capacidade de inovar e produzir o inesperado.